Memorial do Holocausto em cemitério judeu é alvo de vandalismo na Polônia

  • 15/07/2025
Memorial do Holocausto em cemitério judeu é alvo de vandalismo na Polônia
Memorial do Holocausto em cemitério judeu é alvo de vandalismo na Polônia (Foto: Reprodução)

O Memorial do Holocausto em um antigo cemitério judeu na cidade de Dukla, Polônia, foi vandalizado com pichações antissemitas e pró-Palestina, incluindo uma suástica e a palavra “Palestina” sobre a placa comemorativa.

Na placa memorial, gravada em hebraico, polonês e inglês, a palavra "PALESTINA" foi pichada com tinta preta, uma intervenção que tenta forçar uma conexão política provocativa entre a memória do Holocausto e o atual conflito israelense-palestino.

A lápide, erguida em 2012 no antigo cemitério judaico de Dukla em memória do extermínio nazista, recebe visitantes em busca de suas raízes.

Além da lápide, a antiga sinagoga de Dukla também foi alvo de pichações antijudaicas. Imagens nas redes sociais revelam danos visíveis, reforçando o caráter ofensivo e intencional do ataque.

A profanação foi descoberta após o Shabat por moradores locais, que acionaram a polícia. Ninguém foi preso.

O rabino da Polônia, Michael Schudrich, disse à JTA que este é um "ataque deliberado à memória do Holocausto e uma tentativa de distorcer a história por meio de ódio político disfarçado de protesto".

Herança judaica

A Associação Dukla Shtetl, entidade comprometida com a preservação da memória judaica na região, notificou a polícia local sobre o episódio de vandalismo.

“Como uma associação dedicada à herança dos judeus de Dukla, mas também como cidadãos da cidade, sentimos vergonha por esse ato de vandalismo cheio de ódio”, declarou Jacek Koszczan, da Associação Dukla Shtetl.

O memorial foi construído pelos habitantes de Dukla como um tributo à convivência harmoniosa que, antes do Holocausto, unia as comunidades polonesa e judaica da cidade.

A associação chamou os responsáveis pelo ato de vandalismo a participarem de oficinas históricas e educativas, para ajudá-los a compreender a gravidade de suas atitudes.

“Esperamos uma ação decisiva por parte das autoridades e desejamos que os responsáveis enfrentem consequências severas. O que podemos oferecer é um ambiente voltado para a história e o aprendizado, educando aqueles que cometeram este ato hediondo”, declarou a entidade.

“Convidamos vocês para participar de oficinas, ler livros e se engajar em debates. O conhecimento reduz o medo e pode abrir caminho para o diálogo, a mudança de atitude e uma maior abertura ao outro”, disse a associação em nota.

Uma porta-voz da região de Podkarpackie, onde se encontra a cidade de Dukla, condenou o episódio, classificando o ato como imperdoável.

Antissemitismo cresce na Polônia

O episódio ocorreu poucos dias após o eurodeputado de extrema-direita Grzegorz Braun afirmar que as câmaras de gás de Auschwitz seriam “falsas” e acusar o Museu de Auschwitz de divulgar uma “pseudo-história”.

Braun também alegou que o “assassinato ritual” seria um fato, acusando judeus de práticas criminosas, ecoando acusações antissemitas de difamação de sangue.

O Museu de Auschwitz comunicou que tomará medidas legais, anunciando o início de uma ação judicial contra as declarações negacionistas do eurodeputado.

Na Polônia, negar o Holocausto constitui crime, sujeito a pena de até três anos de prisão, conforme previsto na legislação nacional sobre memória histórica e combate ao negacionismo.

“A Polônia está em uma encruzilhada e deve enfrentar esse ódio imediatamente”, disse Meir Bulka, presidente da J-nerations.

“Na quinta-feira passada, vimos a história distorcida quando um parlamentar polonês negou descaradamente o Holocausto, recebendo aplausos de uma multidão”, acrescentou.

 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/memorial-do-holocausto-em-cemiterio-judeu-e-alvo-de-vandalismo-na-polonia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes